Doberman

 

DobermannA história da raça Doberman teve origem na Alemanha com Louis Doberman, criador que deu nome à raça. Louis Doberman era um cobrador de impostos além de zelador de um canil. Em virtude do seu trabalho precisa carregar valores em dinheiro e sentiu necessidade de ter um cão para acompanhá-lo e protegê-lo. Como ele tinha um grande conhecimento sobre raças, começou a fazer diversos cruzamentos com raças como Rotweiller, Pastor, Dogue Alemão etc, originando assim o Doberman.

Características Físicas

O Doberman é uma raça de porte médio, tendo o físico desenvolvido e a postura como características marcantes. Tem pelos curtos, duros e expessos. Os cães machos tem em média 68 a 72cm de altura e pesam cerca de 40 a 45 quilos.

A FCI/CBKC aceita para o Doberman apenas 2 variedades de cor: o preto e o marrom, ambos com detalhes em caramelo, normalmente acima dos olhos, focinho, tórax, patas e cauda. Já o AKC aceita para a raça 4 variedades de cor: preto, marrom, castanho claro e azul.

Temperamento

Fazendo jus ao objetivo do seu criador o Doberman é um cachorro muito inteligente, ágil, corajoso, equilibrado e fiel ao seu dono e sua família. Por ser um cão de guarda possui um instinto protetor muito apurado. É considerando uma das melhores raças de cão de guarda sendo utilizado em diversas funções no mundo todo como cão policial e cão militar.

Muito alerta e vigoroso, o Doberman precisa de um dono que saiba se impor ao cão desde filhote e para que a convivência seja boa é conveniente que o cão receba o adestramento de obediência desde cedo.

No Brasil, por volta da década de 80 tornou-se uma raça muito popular, chegando a ser o campeão de registros nessa época mas infelizmente a grande reprodução irresponsável nesta época acabou fazendo com que a raça apresentasse graves problemas de desvio de comportamento, se tornando muito agressiva. Devido a esses desvios de comportamento e a alguns acidentes com o cão, criou-se na época um mito de que o cachorro era agressivo devido ao pequeno tamanho do seu crânio, que acabava comprimindo o cérebro e causando dor de cabeça no animal.

Dicas

Por serem cães de médio porte, os Dobermans precisam de espaço e de prática constante de exercícios. Seu pelo deve ser escovado regularmente para manter o aspecto vivo e brilhante.

Ainda não achou o seu cachorro ideal?! Não se preocupe, no nosso Guia de Raças de Cachorros você tem muitas raças pra encontrar o animal de estimação perfeito.



Fotos de cachorros da raça Doberman

Foto do Doberman
Foto do Doberman
Foto do Doberman
Foto do Doberman
Foto do Doberman
Foto do Doberman
Foto do Doberman
Foto do Doberman
Foto do Doberman

  Um Comentário para “Doberman”

  1. Tenho um cão da raça Doberman, adoramos o cachorro. E olha que nunca tivemos outro cão antes. Tenho muito medo de não encontrar outro parecido pois ele é maravilhoso! Guarda amigão e extremamente inteligente.
    Ele já sofreu eplepsia 2 vezes. Fizemos uso de Gardenal por um tempo, e agora está bem.
    Algum conselho?
    Obrigada
    Cida

Deixe uma resposta

Email